sábado, 31 de outubro de 2015

•¤° A Menina Submersa: Memórias - Caitlín R. Kiernan •¤°

Para começar vamos parabenizar a editora por essa belíssima e incrível edição deste livro da editora Darkside está de parabéns. Certamente está capa da edição limited merece um especial elogio pois ficou linda, a capa dura com esta libélula além do rosa nas páginas deu um toque especial. 
Enfim agora falando sobre o enredo, não sei o que foi mas não me agradou de todo, a história tinha tudo  pra ser ótima, mas não conseguiu me prender acabei achando maçante e cansativa, teve momentos que lia apenas por que queria acabar rápido o livro, em parte a culpa não foi da história acho que deveria ter pesquisado um pouco mais sobre o livro, por que é como se fosse um livro de fantasia misturado com uma biografia da personagem e não gosto de livros assim, então aconselho este livro apenas para pessoas que gostam de livros bem detalhados.
O livro conta a história de India Morgan Phelps, mais conhecida como Imp, uma moça que tem esquizofrenia, o livro começa de um jeito bem cômico e leve por assim dizer ela fala que ela teve ser maluca pois a mãe dela e a avó eram malucas e por isso ela também teve ser, Imp não conheceu o pai e perdeu a mãe e a vó pelo mesmo transtorno psiquiátrico.



A história é contada de uma modo pelo qual a personagem vai contado suas memórias e seus delírios sobre fantasmas em certos momentos da narrativa, ficamos em dúvida sobre aquilo que ela conta se é real ou apenas algo que ela inventou em sua cabeça, devido seus momentos de delírio esquizofrênico, como comentei antes o leitor deve estar preparado para ir fundo na história e com a mente aberta caso contrário não irá conseguir continuar a leitura e acabara abandonando ou até mesmo ira chegar ao fim odiando o livro.

Mas de todo o livro é uma boa experiência para podermos tentar entender um pouco do mundo de uma pessoa com esquizofrenia a autora Caitlin  R Kiernan  soube fazer um livro poético  e fantasioso mas que com certeza não é pra todos  os gostos .


Sinopse 1: A Menina Submersa - Memórias' é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos.
Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do 'real' sobre o 'verdadeiro' e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma 'obra-prima do terror' da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013.
A autora se aproxima de grandes nomes como Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, que enxergaram o terror em um universo simples e trivial - na rua ao lado ou nas plácidas águas escuras do rio que passa perto de casa -, e sabem que o medo real nos habita. O romance evoca também as obras de Lewis Carrol, Emily Dickinson e a Ofélia, de Hamlet, clássica peça de Shakespeare, além de referências diretas a artistas mulheres que deram um fim trágico à sua existência, como a escritora Virginia Woolf.


Sinopse 2: Com uma narração intrigante, não-linear e uma prosa magnífica, Caitlín vai moldando a sua obsessiva personagem. Imp é uma narradora não-confiável e que testa o leitor durante toda a viagem, interrompe a si mesma, insere contos que escreveu, pedaços de poesia, descrições de quadros e referências a artistas reais e imaginários durante a narrativa. Ao fazer isso, a autora consegue criar algo inteiramente novo dentro do mundo do horror, da fantasia e do thriller psicológico.

Fonte da imagem: http://nuvemliteraria.com/tag/horror/


0 comentários :

Postar um comentário